terça-feira, 6 de abril de 2010

Sobre a Chuva no RJ...

Foto de Jadson Marques/AE
 Aqui o melhor álbum de fotos do temporal que vi até agora.

Eu morava em Petrópolis na época das enchentes catastróficas de 1982 e 1988. Muitos lembram o quanto de gente morreu, principalmente na de 1988. Após aquela época, por bem ou por mal várias obras foram implementadas na cidade. Em parte para consertar os estragos que foram muitos à época, mas em parte também para preparar a cidade para aguentar o tranco no caso de chuvas voltarem a castigar a região novamente. Por bem ou por mal, verbas desviadas aqui, demoras acolá, entre mortos e feridos (no sentido figurado, mas infelizmente no próprio também) conseguiu-se concluir obras que deram uma melhoria sensível à capacidade do município de suportar as chuvas, que lá na serra são bem mais frequentes e duradouras que na região metropolitana do RJ.

Hoje em dia, mesmo tendo aumentado as ocupações desordenadas, e o crescimento da população que mora nas encostas por lá (na verdade Petrópolis é quase toda encostas), ainda são menores as consequências de uma chuva torrencial do que as que foram na época. Mas há que se cuidar dessas ocupações irregulares, pois é uma questão de tempo até que as medidas preventivas se tornem ineficazes frente ao aumento da população que vive em locais impróprios.

Já no Rio de Janeiro a coisa muda de figura. Como a cidade raramente tinha chuvas duradouras, o que sempre imperou por aqui era a política do "deixa como está para ver como é que fica". No RJ qualquer meia hora de chuva já era suficiente para causar um nó na cidade. Essa situação de ontem pra hoje era uma questão de tempo (e despreparo), apenas. Eis que cai a chuva mais longa em 44 anos na cidade. E por mais fatalidade que seja, tudo que estamos vendo é como se comporta uma cidade que não aguenta 2 horas de chuva, que dirá 24 horas.

Agora, ano de eleição... vem aí as falácias, as desculpas e as histórias pra boi dormir. Espero que a chuva pare o mais rápido possível, pois a chuva uma hora passa... já a cara de pau desse tipo de político parece ser eterna...