sábado, 10 de julho de 2010

Logo da Copa, Chico Xavier, Designers Magoados e outras coisas...

Sempre que acontece uma escolha ou mudança de logomarca para um grande evento ou grande empresa aqui no Brasil, o falatório acontece. Os motivos variam, às vezes são justos, às vezes não, as reclamações variam, às vezes são bem fundamentadas, outras são pura implicância, mas em comum a todas essas situações, é o falatório, que sempre acompanha o lançamento dessas marcas.

Aconteceu com a marca dos 500 anos do Brasil...




Aconteceu com a famigerada mudança de nome da Petrobras para PetrobraX, quem lembra? Se bem que nesse caso o buraco foi muito mais embaixo e muito mais além do que o mérito da logo ser boa ou não, mas ainda assim vale menção:




Aconteceu com as logos propostas para as candidaturas às olimpíadas, e ao Pan-Americano...






Em alguns casos, é jogado na lama o nome do autor da marca escolhida, por não ser talvez um profissional de renome no mercado. Em outros casos, é até um profissional de renome no mercado, mas é fruto de algum escritório de arquitetura ou alguém considerado um "não-designer". Acaba o produto final sendo alvo de toda uma torrente de reclamações que vão de críticas justas e bem fundamentadas da parte de alguns profissionais, a um interminável e sentimental mimimi de outros.
Em outros casos, há uma patente falta de comprometimento com a qualidade do produto final, como no caso (amplamente discutido à época) da marca da Nova CEDAE... que nem criada por profissionais da área foi.


Na maioria desses casos, o que determina mesmo como tudo acontece é a politicagem que está por trás de todos esses eventos. Por mais bem organizado que seja o evento, qualquer uma dessas escolhas polêmicas esbarrou em política pura em algum momento, talvez por isso realmente a discussão se torne irrelevante no fim. Se ficou bom, se ficou ruim, não importa mesmo, porque as forças ocultas que decidem isso estão além da nossa esfera. Além até mesmo da esfera de qualquer organização que represente as classes profissionais que normalmente são escolhidas para tomar a frente desse tipo de projeto de criação.

Em tempo, quanto à logo em questão, a da copa de 2014, já vi melhores, e já vi piores. Pessoalmente não gostei muito. Mas pra CBF, pra Ricardo Teixeira, sendo escolhida por um júri de "personalidades do meio artístico" até que poderia ser pior.


Se alguém quiser saber o porquê do Chico Xavier mais lá em cima... Bom... aí vai. Tirem suas próprias conclusões...