sábado, 7 de março de 2015

A responsabilidade dos conscientes


Hoje uma colega em um grupo que participo veio me perguntar o que as pessoas que votam com consciência, devem fazer diante do desânimo que dá um cenário de tanta podridão mental, política, eleitoral. Reproduzo aqui o que respondi pra ela:
" É um trabalho de formiga, mas a obrigação de quem vota com consciência é preserverar. É não desistir do civismo. Por pior que esteja a situação, se a gente deixar a peteca cair, se não dermos mais o exemplo, só vamos conseguir acelerar o fim de tudo.
De uns anos pra cá, percebo que com o acesso à internet, e a possibilidade de se informar a respeito do mundo, comparar nossa vida com a de outros países, culturas e sistemas de governo, tem se formado uma minoria (pequena ainda) de pessoas mais críticas, mais cínicas, que não compram tão cegamente certas ideologias pré-formatadas, quanto o pessoal de gerações anteriores.
É claro que ainda tem muita gente que gosta de uma "receita de bolo", de uma "política salvadora dos pobres", de um "abaixo o imperialismo ianque"... mas esses, e nosso (des)governo atual é um belíssimo exemplo disso, se atolam na ineficiência, no totalitarismo e no bate-estaca de ideias ultrapassadas que já foram aplicadas durante todo o século XX (em alguns casos até em países com povo até mais culto e preparado que o nosso) e nem por lá deu certo.
O que precisa é nós que votamos com consciência, continuarmos tendo consciência. E passarmos a tentar, mesmo que aos poucos, contagiar o próximo com essa consciência. Uma vez alguém disse que política de verdade não é esse toma-lá-dá-cá ideológico-partidário, cada um querendo impor seu pensamento à força, (quando não só levar um din-din mesmo e mais nada), que temos aqui no nosso sistema. Política de verdade, de certa forma é o que fazemos nesse grupo. Cidadãos comuns, interessados em (e lutando muito com a prefeitura para conseguir) melhorar sua rua. Melhorando nossas ruas, melhoramos nosso bairro. Melhorando nossos bairros, melhoramos nossa cidade. Melhorando nossas cidades, melhoramos nosso país. Mas tudo começa com nossa rua. Isso é política boa. O resto é babaquice ideológica de quem só quer usar a propaganda da melhoria da rua pra chegar ao poder.
Disso tá cheio por aí, infelizmente... mas estamos aprendendo aos poucos, a colocar esses caras em seus devidos lugares. Eles são nossos empregados, não nós deles."