segunda-feira, 4 de abril de 2011

Uma nova proposta de candidato



Em vista da situação periclitante da atual política no país, onde a vergonha na cara já se extinguiu e a correção e firmeza éticas são elementos da mais pura ficção, esse indivíduo de quem falarei resolveu se propor como candidato. Até o momento, ele sempre preferiu se manter discreto e por vezes até oculto. Costumava ficar à parte de qualquer debate político ou de posicionamento ideológico, apesar de ter uma leve tendência à esquerda, na maioria dos casos. Mas também nunca teve problemas em se posicionar à direita, devido à sua adaptabilidade ao cenário em que porventura se encontrasse. Mas para efeitos de classificação na ciência política e de melhor entendimento de seu perfil de uma forma geral, é um indivíduo que tem sua base firme no centro.

Tendo julgado a atual situação política do país um verdadeiro cu, com suas respectivas merdas sendo expostas diariamente nos noticiários, nosso amigo resolveu tomar uma atitude. Decidiu adotar uma postura mais ativa nesse cenário político tão catastrófico. Sim, eu digo nosso amigo, por ele ser um velho conhecido de todos nós. Dos homens, ele é amigo de infância, se conhecem desde sempre, é aquele amigo inseparável mesmo, do tipo que onde a gente ia, ele ia junto. Estava conosco em todas as nossas brincadeiras. Já no caso das mulheres, vieram dar-se a conhecê-lo um pouco mais tarde, talvez já na época do colégio, apesar de provavelmente já o terem visto um pouco antes, na companhia de seus priminhos, amiguinhos ou em alguma brincadeira na vizinhança. Mas é na época da juventude que elas começaram a se relacionar com ele, e que passaram a conviver mais amiúde com esse amigo sensível e silencioso, que muitas vezes foi responsável por preencher aquele vazio existencial, aquele espaço especial dentro do mais recôndito dos seus refúgios. E por muito tempo na vida das mulheres ele iria desempenhar um papel especial, sendo aquela companhia que deixa saudades, aquele cuja falta causa extremo mau humor em umas suspiros de uma intensa e doce saudade em outras. Aquele cara que as deixaria tantas vezes cantantes e felizes na manhã seguinte de um encontro, depois de um prolongado período sem se verem.

Na verdade, é um cara que tem uma participação fundamental na vida de todo mundo. Reconhecido de norte a sul desse país, tem uma relação amistosa com todos os brasileiros, sendo que em cada região de nosso imenso país, recebe um apelido carinhoso e característico de cada lugar. É um cara da terra, popular, querido da mesma forma do mais humilde barraco à mais rica mansão...Um verdadeiro brasileiro.
E ainda assim... mesmo sabedor de toda essa importância, nosso amigo sempre foi um cara discreto. Não é muito de aparecer, evita os flashes e a evidência pública, preferindo trabalhar em casa, muitas vezes no silêncio de um quarto. De forma um pouco antiquada até, só sai à rua bem agasalhado. É um cara humilde, costuma andar sempre de cabeça baixa. Aliás, humildade sempre foi um de seus pontos mais fortes. Se hoje tem uma situação que lhe permite vestir-se nas melhores sedas, não esquece os tempos de juventude, onde limitava-se a dormir em cima de um saco e esperar que através do incansável vai-e-vem de seu trabalho, (que no início era sempre manual), conquistasse uma posição mais favorável, melhores locais e condições de trabalho. Em suma, um guerreiro.

Outra característica de nosso nobre amigo é a honestidade. Sempre teve a melhor das intenções, de vencer através do esforço próprio, de vencer através do reconhecimento de um trabalho bem-feito, agradando sempre a quem prestasse serviço da melhor maneira possível. Mesmo nas vezes em que não conseguiu desempenhar sua função, a preserverança não o deixava desistir, e tentava de novo, muitas das vezes com sucesso e reconhecimento pelo seu esforço. Para ele, nunca houve tempo ruim. Trabalha de dia, de noite, de manhã cedo, sob qualquer clima e sob qualquer condição. Seja dentro ou fora de casa, seja no campo ou na cidade, nosso amigo sempre está pronto a se levantar ao chamado do serviço. Sua labuta é antiga e seu emprego sim, diferente do que dizem das prostitutas, é o mais antigo ofício do mundo. Sua humildade não aceitaria tal afirmação, mas é justo dizer que através do seu incansável ir e vir, a humanidade foi construída.

E mesmo assim, sendo um indivíduo moldado por um trabalho árduo, algumas vezes até sujo, em um ambiente úmido, escuro e abafado, não se tornou alguém desprovido de educação. É um verdadeiro gentleman, que procura levantar-se para todas as senhoras, e procura manter-se na melhor e mais ereta postura quando na presença delas. Deixa a postura relaxada para os momentos de descanso. Seu prazer em trabalhar mesmo em condições consideradas não adequadas, é algo que ensina muito seus compatriotas. Ainda mais quando lembramos que sua aparência não é lá das melhores. Apesar de troncudo e musculoso, cheio de veias, é completamente careca e tem um olho só. Mas não se deixem levar por aparência. Na arena política conta muito mais a verdadeira dedicação em resolver os problemas, a diligência de entrar de cabeça nas questões que lhe são oferecidas. Nisto, nosso candidato se encontra tranqüilo, pois a capacidade de entrar e sair do assunto que se abre à sua frente, e de sua extrema vontade em explorar todos os ângulos de um problema, são atributos que definitivamente o tornam um candidato diferenciado. É, por fim, alguém cuja disposição e vontade de trabalhar fez com que recorresse inclusive à ciência moderna, para mesmo após a fase de aposentadoria, continuar podendo trabalhar, nem que fosse à base de medicamentos.

Creio, com base em todos esses fatos apresentados, que jamais encontraremos um político mais qualificado que esse. Por isso, aconselho seriamente... Nas próximas eleições, mandem seu voto para o Caralho. E ele sendo de fato eleito, fiquem certos de que toda essa incompetente e sugadora classe política que temos hoje, será solenemente obrigada a engoli-lo. E hoje, isso seria a melhor coisa que nosso país poderia esperar, não é mesmo?